sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Planetário do Pará


O ano de 2009 é o Ano Internacional da Astronomia. Muitas pessoas nem imaginam que seja porque não tem o mínimo de interesse pelo assunto. Quero deixar claro que não sou expert em astronomia. Sou apenas uma garota curiosa.

Alguém sabia que dia 02/12 é Dia Nacional da Astronomia?

Nosso País possui 23 Planetários Imóveis. O Brasil é composto de 26 estados federados e pelo Distrito Federal; e nem todos possuem um Planetário.

A título de informação, São Paulo tem oito (8) Planetários; Rio de Janeiro tem três (3); Goiás tem um (1); Santa Catarina tem um (1); Rio Grande do Sul tem dois (2); Brasíla-DF tem um(1); Paraná tem dois (2); Paraíba tem um (1); Espírito Santo tem um (1); Bahia tem um (1); Ceará tem um (1); Pará tem um (1).

Além, dos Planetários Imóveis o Brasil é privilegiado por ter 4 Planetários Móveis, que deslocam-se por todo o Território Nacional.

O Planetário do Pará “Sebastião Sodré da Gama”(1883-1951) já tem 10 anos de existência na nossa região. Foi fundado dia 20 de Setembro de 1999,e , é vinculado a UEPA. Seu nome é uma homenagem ao Cientista brasileiro, nascido em Belém do Pará.

“O termo Planetário deriva do projetor óptico-mecânico-eletrônico instalado no centro da cúpula de projeções que este dispõe. Este equipamento projeta cerca de 7 mil estrelas, lua, planetas, cometas, asteróides, arco-íris, eclipses, constelações, coordenadas astronômicas; simula os movimentos diurnos, anual e polar, viagens espaciais, etc. Também pode funcionar como máquina do tempo, apresentando o céu conforme era visto em qualquer época do passado ou futuro. O Planetário é, portanto, um recurso didático por excelência, pois permite a compreensão de maneira clara dos fenômenos astronômicos que ocorrem no universo.
O Planetário do Pará possui um dos mais modernos projetores do Brasil, o Skymaster ZKP-3 e conta com recursos audiovisuais como CDV, DVD, VHS, MD, mesa de som amplificada, data show e projetores de slides.”

Quem visita o Planetário tem a chance de assistir a emocionante e mágica Sessão da Cúpula.Este ambiente tem a capacidade de acomodar 105 espectadores. Você, verdade, sente aquela Cúpula girar.

Vamos visitar o Nosso Planetário. Vamos valorizar o que é de fato Nosso.
Se o Governo percebe que há desinteresse da população paraense, como vem ocorrendo,
ele deixa de investir em melhorias, na revitalização do espaço. O lugar é tão lindo, tão bom.
Lá dentro daquela Cúpula de projeção, você experimenta sensações únicas.

Para aqueles que tiverem interesse, pode acessar e informar-se mais através desse site do Planetário do Pará.

http://www.uepa.br/planetario/

Quem quiser saber mais a respeito de astronomia, pode visitar o site da Associação brasileira dos Planetários:

http://www.planetarios.org.br/planetarios/planetariosbr.htm

Kely S. Amaral

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Meu vizinho é um bebê barulhento!


Coisinhas do cotidiano. Realmente, meu cotidiano.

Moro em prédio de três andares, dois apartamentos por andar, localizado em uma vila militar.

Não tenho muito o que reclamar dos meus vizinhos. Os que moram no apt.202 são super simpáticos, amigos, bem humorados. Sempre que a vizinha faz alguma coisa saborosa, ela faz questão de nos oferecer.Ela aparece aqui, com um sorriso singelo e cheia de boa vontade,segurando uma vasilhinha nas mãos. Logo concluo que, alguma coisa deliciosa existe dentro do recipiente.

O vizinho do 101 é caladão.

102 não fala nada. Morava sozinho. Costumava entrar mudo e sair calado. Recentemente, casou-se e ficou “mais mudo ainda”.

Os que vivem no 302 também falam pouco. Mas, a “senhora mãe da casa” é bem simpática. Sorri e fala comigo sempre que me vê.

Agora, sim!!! Cheguei onde eu queria. 301.... Os vizinhos do 301 são legais. Mas, eu estou quase enlouquecendo por causa do filhinho deles de 1ano e 10 meses... O bebezinho costuma acordar, todo santo dia, às 6:00 da manhã. O que há de errado nisso? Nada se não fosse o fato, de o garotinho ter recebido de Natal, um brinquedinho super barulhento que ele fica arrastando pelo chão do quarto. E, sabe o que é pior?
O quarto do “pequeno” fica exatamente acima do meu!!!

Não sei mais o que é passar das 6:00 dormindo. Acordo em meio ao barulho, fico olhando pro teto pensando... pensando... esperando ele soltar o brinquedo e ir assistir televisão para que eu possa dormir mais um pouquinho.
Kely S. Amaral

sábado, 10 de janeiro de 2009

Eu prefiro ser pobre... nesse sentido!


O tempo passou e nós nem o percebemos. Tudo, por enquanto, está tão simples, tão em paz.

Paz que desejamos que dure para todo o sempre, Amém. Nossa cumplicidade é tão pura, verdadeira, limpa. Não há dinheiro que compre sentimentos tão nobres.

Adoro dividir o muito, o pouco ou o quase nada que tenho, contigo. Me sinto à vontade para te mostrar quem eu, realmente, sou. Não te engano com “meias verdades”, me entrego a ti com verdades inteiras.

Espero que não mude o que e quem somos.

Sabe quando a gente anda por essas pistas daqui, e senta lá no final? Lá no canto e fica falando bobagens, coisas sérias, coisas não sérias, planejando? Pois é, eu quero sempre fazer isso. Quero sempre olhar e ver isso.

Quero que as coisas simples, sempre “Se Tornem Suficientemente Grandes a Ponto De Serem Notadas” e interpretadas com a plenitude dos fatos.

Eu prefiro, por toda a minha vida, ser pobre... nesse sentido!

Não posso deixar de citar aqui, que eu desejo: “Desejo que você ganhe dinheiro
pois é preciso viver também e que você diga a ele pelo menos uma vez,
quem é mesmo o dono de quem”

Eu quero o nosso bem. E, o nosso bem é isso. É a força da nossa amizade. As coisas simples e bobas que fazemos. As risadas espontâneas que damos...Então, se for para que tudo seja tão bonito como é agora, eu prefiro ser pobre... nesse sentido!

Kely S. Amaral

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Humanos e Humanitários


Em meu espelho secreto, vejo e reflito.

O que está acontecendo com o mundo? O que há de errado com as pessoas? Filantrópica, altruísta eu?

Sim, sou mesmo.Pois, acredito que só o compromisso Moral do Homem poderá melhorar o seu bem -estar.


Estamos precisando mais e mais de Tolerância, Humanização, Simplicidade.

Como você tem tratado as pessoas? Espero que Bem! Falo de educação e respeito ao próximo. Nunca Julgue-se melhor que o outro. Saiba falar.

Sabia que eu lhe ouvia gritar? Sabia que eu entendia o seu jeito de olhar? E, era tudo tão desagradável. Tudo tão intolerante.

Você gosta quando injustamente gritam com você? Agem com indiferença sem motivos? Por que não tenta mudar?

O vírus da incompreensão está pairando no ar. Você o despeja na sociedade e a mesma, faz questão, devolvê-lo a você.

Acorda para Vida! Você não é o único que tem o direito ser bem tratado aqui! Seja Simples e dê às pessoas a aula de Humanização que merecem ter. Somos Gente?Sim. Humanos, Sim. E, ainda há chance de sermos todos Humanitários!


Kely S. Amaral

domingo, 4 de janeiro de 2009

Dreams come true! Armazém dos sonhos!


Eu não queria que esse blog ficasse parado, mas as coisas que tenho feito e os dias que tenho passado andam sem a dinâmica de antes.

Eu queria falar de Sonhos, hoje. O que é um Sonho? Estamos prontos para Sonhar? Um Sonho é algo idealizado. É o grau mais íntimo do teu ser. É a Esperança. A . Energia. É o Poder. É uma Busca, uma Procura, uma Razão que te alimenta. A Magnificência de um Sonho é Imensurável. Foi isso mesmo que quis dizer. Sim, estamos Prontos para Sonhar. Alçar vôos. Quem tem Sonhos, Vive. Quem tem Sonhos, sempre Renasce.


Quando você Desiste de Sonhar, também Desiste de Si mesmo. E, de repente, tudo Perde o Sentido.Você se Desencontra dentro da Realidade.

Quem não tem Sonhos é Infeliz e se Deprime diante de tudo. Não vê as cores. Limita a visão ao cinza. Quem roubou teus Sonhos? Se você se Entrega Fácil, você não está adaptado ao mundo real, muito menos ao mundo dos Sonhos. ..

E, pelo amor que você tem a Deus, Não Destrua os Sonhos dos Outros! Porque Sonhar Também é Viver.


"No meu sonho eu já vivi um lindo conto infantil. Tudo era magia, era um mundo fora do meu. E, ao chegar deste sono, acordei. Foi quando correndo eu vi, um cavalo de fogo ali. Que tocou meu coração, quando me disse então que um dia rainha eu seria, se com a
maldade pudesse acabar, num mundo de sonhos pudesse chegar "
Kely S. Amaral